Friday, July 28, 2006

Férias 2006

Até meados de Agosto vou andar por aqui, em lugares cheios de história. Destaco, no âmbito da intervenção deste blog, Pompeia onde a publicidade exterior terá dado os primeiros passos. Prometo trazer e publicar algumas imagens que indiquem nesse sentido. Caso, naturalmente, ainda por lá existam.

Tuesday, July 25, 2006

Conferência na FEUP

Terminou a "5th International Conference Mechanics and Materials in Design" que decorreu entre 24 e 26 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, FEUP. Foi mais uma oportunidade interessante para falar de inovação em Publicidade exterior a engenheiros mecânicos, engenheiros civis, engenheiros quimicos e outras áreas em que a matemática tem um importante papel.

Friday, July 21, 2006

Tuesday, July 18, 2006

Personalize as suas etiquetas de bagagem

Para todos quantos acham que as etiquetas de bagagem têm um design aborrecido, a klm.nl dá a oportunidade de cada cliente desenhar as suas próprias etiquetas. Pode usar a sua fotografia, a do seu filho, ou a imagem favorita das últimas férias.

A companhia pode não vender mais bilhetes com esta acção, agora que a ideia é interessante e envolve o cliente, parece não haver dúvidas. Afinal, trata-se da pernonalização do produto, tornando-o mais próximo de cada um.

Tuesday, July 11, 2006

Os primórdios da publicidade exterior: a pedra Rosetta

Tem aproximadamente 92 cm de largura, 75 cm de altura e 28 cm de espessura e a sua gravação (coberta de pequenas fiuras) data do ano de 196 a. C. Foi escrita por um grupo de sacerdotes egípcios e nela se relatam os feitos do faraó. Extraordinário numa perspectiva de meio publicitário, parecendo indiciar já os tempos modernos, é o facto de estar entalhada com três formas de escrita: hieroglífica egípcia, demótica egípcia e grega. Assim, facilmente poderia ser compreendida pelos colonizadores gregos e pela restante população que falava egípcio.
Fonte da imagem: pesquisa no google.

Saturday, July 08, 2006

Comam mais "galinha"?

Para verem os outros vencedores, entrem em www.creativeleague.org/winners.html.

Friday, July 07, 2006

Campanha Adidas: simples e inovadora

Para promover um novo conceito, adicolor, a Adidas lançou uma campanha de publicidade exterior bastante criativa. O primeiro passo aconteceu com a colocação de cartazes, contendo apenas o logo da marca. O espaço em branco encorajou os “grafiteiros” a pintar os seus tags originais e multicoloridos.
Dias depois, foram colocados por cima dessas manifestações artísticas, novos cartazes contendo a imagem de um dos produto referência da marca, uma sapatilha. Esses cartazes com buracos nas laterais do produto, evidenciavam o graffiti que estava por baixo, conferindo ao produto uma perspectiva original e criativa.

Fonte: www.guerrilla-innovation.com/archives/2006/04/000488.php e www.woostercollective.com/2006/03/adidas_gets_it_right_with_adicolor.html

Tuesday, July 04, 2006

O corpo humano como cartaz publicitário

Desde sempre o corpo humano tem funcionado como um dos suportes privilegiados para veicular mensagens de índole diversa (estéticas, amorosas, políticas, guerreiras, desportistas, etc). Apesar dos vários media surgidos no decorrer do século passado, caso da rádio, televisão e Internet, o corpo parece continuar a desempenhar um papel importante, enquanto plataforma de comunicação. Os rostos pintados à cor da bandeira dos adeptos de futebol, neste mundial, acentuam esta vertente.

Numa perspectiva publicitária, muito tem acontecido ou está para acontecer. A Knowear, empresa americana de design de moda, produto e conceito, antevê grande proliferação de cartazes publicitários humanos.

Até ao momento, a Knowear tem produzido essas imagens, como por exemplo um desconcertante logo da Apple numa barriga de grávida assim como os prováveis cenários seguintes - para a Chanel, «um implante de um padrão alcochoado aplicado num torso humano», para a MarsterCard «um substituto de implante para uma banda magnética que permita ao utilizador do cartão de crédito aceder à sua conta através da impressão digital» (com o cartão incorporado no polegar) e para a Nike «um implante especial na barriga da perna que permite ao portador melhorar a sua performance física». No centro destas propostas está uma tensão entre a natureza e a cultura.
Fonte - http://www.portugaltextil.com/