Tuesday, November 28, 2006
Sunday, November 26, 2006
Mário Cesariny 1923 - 2006
Calendários 2007
A base deste resultado: um trabalho de comunicação estratégica, com uma fotografia, criatividades, estilo e design ao melhor nível.
Sunday, November 19, 2006
O carro do futuro está a chegar?
European newspaper award
Uma pesquisa na internet leva-me à página oficial da organização, que atribui os galardões www.newspaperaward.org. Como seria de esperar, estava à espera de um sítio apelativo, funcional e bem organizado. Pois bem, é precisamente o contrário do que ditam as regras do web design e do bom senso gráfico. Há botões que pura e simplesmente não funcionam; a informação disponibilizada é pobre, em termos de conteúdo e recursos gráficos; o contraste fundo -text0 é pouco acentuado, dificultando a leitura; etc., etc. Fica uma pergunta: terá um organismo que não cuida da sua imagem competência para atribuir prémios de design?
Sunday, November 12, 2006
A propósito de uma notícia
Desconhecia a existência deste litigio, mas nesta notícia interessam-me duas questões que sendo diferentes se complementam na substância. A primeira, prende-se com o corporativismo que ainda persiste na atribuição de reconhecimento e competências, por parte de algumas instituições, a cursos das universidades privadas. Fica a ideia que nestas instituições a qualidade de ensino é inferior à das universidades públicas. Por experiência própria de vários anos, sei que assim não é. Definidos os conteúdos programáticos, as regras de avaliação e a qualidade do corpo docente, que se assemelham nos dois sistemas de ensino, a formação resultante não pode variar muito.
A outra questão, embora um pouco marginal a este assunto, prende-se com a catalogação que também existe no nosso ensino, rotulando de forma definitiva as competências académica das pessoas. Numa época de fluidez em todos os ramos do conhecimento, torna-se necessário não compartimentar, mas sim abrir portas e incorporando a multidisciplinaridade. Foi interessante e oportuno verTuesday, November 07, 2006
Outdoor: uma abordagem semântica
Outra das ideias que esteve presente, no arranque deste espaço de visibilidade, foi a de problematizarmos a publicidade exterior, matéria que no ocupou durante os últimos anos. Ficou já a promessa, num dos posts, que o faríamos logo que possível. Chegou, então, a hora e alguma disponibilidade para começar a tratar essas matérias, pelo princípio.
Uma das razões terá sido o significado da palavra Outdoor (fora de casa). Outra, prender-se-á com a facilidade de pronunciar a palavra e com o facto de facilmente aceitarmos e nos apropriarmos de estrangeirismos. Face à dificuldade de encontrarmos a origem da apropriação do termo, contactamos várias entidades, entre as quais a Associação Portuguesa de Agências de Publicidade e Associação Portuguesa de Anunciantes. Ambas manifestaram desconhecimento. Colocamos a mesma questão ao sítio na Internet “Ciberdúvidas” que nos remeteu a seguinte resposta, com o título “As origens do anglicismo Outdoor:
“Outdoor” é uma palavra formada pelo prefixo “out”, que significa «fora», e “door”, que significa «porta». “Outdoor” é, portanto, «aquilo que fica fora da porta ou o lugar fora da porta». “Outdoorman” – é o homem que passa muito tempo fora de casa, praticando o campismo, a caça ou a pesca. “Outdoor board” é um cartaz com notícias para o público.
O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (versão brasileira) indica que, em publicidade, “Outdoor” é uma redução de “Outdoor advertising” «propaganda ao ar livre».
Friday, November 03, 2006
Guimarães Jazz 2006
De