Sunday, January 14, 2007

Universidade Corporativa do Ceval

Amanhã, pelas 17.00h, decorre a apresentação pública e assinatura do protocolo de colaboração UFP - CEVAL, respectivamente, Universidade Fernando Pessoa e o Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho, na Unidade de Ponte Lima. Parece-me um momento importante para ambas as Instituições, uma vez que assume o "pressuposto da complementaridade de vocações entre a dimensão académica e empresarial e a sinergia que daí pode advir para a competitividade organizacional".
Não é novidade para ninguém que a Universidade e a Empresa continuam de costas voltadas. Não se consegue perceber que tal aconteça. Tal como não se entende que não exista uma aposta clara nesse sentido, por parte das elites, quaisquer que elas sejam. Sabemos do nível cultural da maioria dos nossos empresários, que é baixo. Muito embora não se deva ilibá-los de alguma responsabilidade, cabe, de facto, a essas elites fazer algo. A ser assim, teremos melhores universidade, empresas, produtos e marcas. A criação desta última, a marca, passa ao lado da estratégia, quando existe, da grande maioria das empresas do nosso país, que embora possam produzir com qualidade, o que acontece com muitas ao fazê-lo para grandes marcas mundiais, são incapazes de implementar a marca, enquanto factor competitivo. Bom, mas este é um outro assunto a que voltaremos mais tarde…

Por agora, e relativamente à Universidade Corporativa do Ceval que vai nascer, espera-se que seja o pontapé de saída para colmatar graves deficiências entre a Universidade e a Empresa. Quanto mais se fizer pelo desenvolvimento desta dualidade, mais prósperos seremos.

Deixo aqui um documento com mais informação sobre o acto que, tal como referido, decorre amanhã.

No comments: