Sunday, March 25, 2007

A marca Allgarve

A primeira vez que tive contacto com marca Allgarve, através da imprensa, há vários dias, o primeiro impulso, de ordem emocional, não me levou a rejeitá-la. Achei, e acho, o trabalho de design bom (tipografia, cor, enquadramentos, etc.). Terei pensado instintivamente: bom, talvez a criação desta marca e a sua difusão no exterior, seja valorativa para a região. Não rejeito, assumindo uma postura de marketeer, que possamos associar e atribuir a marcas portuguesas palavras estrangeiras. Muito embora, devo dizê-lo, não o faria por princípio, caso estivesse na elaboração de um projecto desta natureza. Temos uma língua riquíssima, entre muitas outras coisas, e há que valorizá-la. Já imaginaram aqui ao lado os nossos vizinhos fazerem o mesmo? Certamente que não!
Mas, o que eu não percebo, de todo, nesta campanha é a sua difusão nacional, pelo menos em mupi's como tive oportunidade de constatar no Porto. Pergunto: o público-alvo desta campanha está maioritariamente dentro ou fora de fronteiras? Se está fora, o que me parece absolutamente inquestionável, porque se investe tanto, repito, tanto dinheiro de todos nós numa acção cujos resultados,
em termos de retorno, serão próximos do zero? Bom, lá haverá outros interesses não publicitários...

1 comment:

Luís Gachineiro said...

Concordo com este post e com a opinião sobre esta marca. As diferentes cores dão um vida enorme ao logo, e poderão associar-se também à Comunidade LGBT (ou não fosse eu um expert nesta área :)), cores associadas à rainbow flag.
Espero que esta marca esteja tão divulgada lá fora como está cá dentro!
O nome Allgrave está bem escolhido pela palavra All ser tão abrangente e penso ser esse o objectivo, apesar de recorrer à língua inglesa, mas a língua inglesa é a língua global e se se pretende atingir um público-alvo não português, esta é uma boa forma..