Sunday, June 03, 2007

Leituras

Terminei de ler "Anúncios à lupa", de Eduardo Contra Torres.
Como é sabido, em Portugal pouco se publica sobre assuntos de comunicação e, particularmente, sobre publicidade. Por isso, sempre que há novidades no mercado editorial são bem vindas e é um acontecimento festivo.
Devo confessar que iniciei a leitura deste livro cheio de curiosidade. Mas, desde cedo me apercebi de uma abordagem muito pessoal que, por vezes, resvalou para algum acerto de contas, digo eu, que o autor tem a fazer com os publicitários. Penso que muitos deles olham apenas para o seu umbigo e aqui nada de novo. Lembro só que qualquer campanha, e talvez o autor nunca o tivesse sentido, tem sempre a interferência, controlo e aval do cliente. É certo que cabe à Agência idealiar, desenvolver e produzir mensagens que funcionem, mas se o clente não cumpre o papel dele, o que fazer... e se o briefing (documento que deve ser elaborado pelo cliente) não existe ou está mal feito?

No comments: