Sunday, October 28, 2007

Quem mexeu no meu queijo?

“O queijo é uma metáfora para qualquer coisa que desejamos ou necessitamos em nossas vidas. É nosso objetivo. Para os ratos, é especificamente o queijo. Para os duendes, pode ser felicidade, êxito, dinheiro, etc.O labirinto é uma metáfora da vida, qualquer que seja o lugar onde as pessoas passam o tempo buscando aquilo que desejam e necessitam.”
http://sugestao.blogspot.com/2006/09/quem-mexeu-no-meu-queijo-mensagem-do.html

Este é um dos livros que todos, repito todos, devem ler. Não por ter grande pensamentos, elaborados com profundidade tal que, por vezes, nos escapam as mensagens de alguns livros. Nada disso! É um livro simples e rápido de ler. Qualquer fim de tarde é suficiente para o devorar. Sim, devorar é o termos.
De que trata, afinal, o livro "Quem mexeu no meu queijo"? Qual a sua mensagem? Simples: estamos preparados para a mudança na sua concepção mais vasta, não apenas no mundo dos negócios, nas empresas, etc? Sim, mas vai muito mais além, expondo a mudança como um paradigma do nosso tempo. Tempo esse moldado pela velocidade, pela vertigem e alteração brusca de comportamentos, formas de vida, mobilidade social, etc. Trata-se de um livro de gestão? Sem dúvida, mas, definitivamente, não só. Vai muito mais além.
Já agora, deixo uma provocação: com qual das personagens se identifica mais?