Tuesday, July 04, 2006

O corpo humano como cartaz publicitário

Desde sempre o corpo humano tem funcionado como um dos suportes privilegiados para veicular mensagens de índole diversa (estéticas, amorosas, políticas, guerreiras, desportistas, etc). Apesar dos vários media surgidos no decorrer do século passado, caso da rádio, televisão e Internet, o corpo parece continuar a desempenhar um papel importante, enquanto plataforma de comunicação. Os rostos pintados à cor da bandeira dos adeptos de futebol, neste mundial, acentuam esta vertente.

Numa perspectiva publicitária, muito tem acontecido ou está para acontecer. A Knowear, empresa americana de design de moda, produto e conceito, antevê grande proliferação de cartazes publicitários humanos.

Até ao momento, a Knowear tem produzido essas imagens, como por exemplo um desconcertante logo da Apple numa barriga de grávida assim como os prováveis cenários seguintes - para a Chanel, «um implante de um padrão alcochoado aplicado num torso humano», para a MarsterCard «um substituto de implante para uma banda magnética que permita ao utilizador do cartão de crédito aceder à sua conta através da impressão digital» (com o cartão incorporado no polegar) e para a Nike «um implante especial na barriga da perna que permite ao portador melhorar a sua performance física». No centro destas propostas está uma tensão entre a natureza e a cultura.
Fonte - http://www.portugaltextil.com/

No comments: